O que são sementes de chia?
Quando você ouve “chia”, seu primeiro pensamento pode ser às folhagens verdes ou as mais conhecidas nós Estados Unidos como “Chia Pets”, estatuetas de barro colecionáveis.

Mas, você sabia que as sementes de chia também podem ser uma adição saudável para a sua alimentação?
A chia, na verdade, é, uma parente distante da menta e cresce naturalmente no México e é uma planta herbácea da família das lamiáceas, da qual também fazem parte o linho e a sálvia, conhecida como “sálvia hispânica”. E vem ganhado muito popularidade pela sua alta concentração de ômega 3.
Uma curiosidade sobre a nossa tão famosa semente de chia é que muito antes de se torna “famosa” era um alimento básico nas dietas maias e a ração básica de sobrevivência do exército asteca.

Durante anos, aqueles que conhecem elogiaram a semente por seus benefícios nutricionais — especialmente para promover a saúde do coração. Os benefícios que vão desde a redução do colesterol até a saciedade e a prevenção de picos de açúcar no sangue, esta pequena semente merece um olhar mais atento.
Fatos nutricionais:

Notavelmente, as sementes de chia também são livres de glúten.
Até aqui vocês já devem estar especialista em sementes de chia. Vamos para algumas receitas low carb para você adiocionar no seu café da manhã ou sobremesa?
1 — Pudim de Chia com Frutas.

Ingredientes:
- 2 colheres de sopa de chia;
- 1 xícara de leite de coco;
- frutas cogeladas e também frutas frescas para decorar;
- 1 iorgute natural desnatado ou grego
Modo de preparo:
Coloque a chia dentro de um pote com o leite de coco ou com água. A intenção é que você deixe descansar na geladeira por 6 horas ou menos até inchar e virar um mousse cremoso. Misture bem, coloque em um pote de vidro para servir. Bata as frutas congeladas com o iogurte natural e despeje por cima do pudim. Leve para gelar e sirva!
2 — Receita de pudim de chia low carb com coco.

Ingredientes:
- 3 colheres de chia;
- 1 xícara de leite de coco;
- 1 colher de iorgute grego zero açúcar;
- 1 poupa de coco fresco ou pode utilizar pedaços de coco.
Modo de preparo:
Coloque a chia dentro de um pote com o leite de coco ou com água. A intenção é que você deixe descansar na geladeira por 6 horas ou menos até inchar e virar um, mousse cremoso. Misture bem, coloque em um pote de vidro para servir. Bata as frutas congeladas com o iogurte natural e despeje por cima do pudim. Leve para gelar e sirva!
3 — Receita de Pudim de Chia com Kiwi.
- 3 colheress de sopa de chia;
- 1 xícara de leite vegetal;
- 1 kiwi sem casca picado;
- Iorgute grego
- 1 colher de pasta de amedoim(opcional).
Modo de preparo:
Coloque a chia dentro de um pote com o leite de coco ou com água. A intenção é que você deixe descansar na geladeira por 6 horas ou menos até inchar e virar um, mousse cremoso. Misture bem, coloque em um pote de vidro para servir. Bata as frutas congeladas com o iogurte natural ou apenas misture iogurte grego e pasta de amendoim e bata e acrescentar as frutas picadas e despeje por cima do pudim. Leve para gelar e sirva!
Você sabia que a chia ajuda no emagrecimento?
A chia traz muita saciedade ao organismo. Porque ela pode dobrar de tamanho quando ela entra em contato com a água. Esse contato faz com a chia fique inchada e a textura dela lembra um gel, que traz essa sensação de satisfação. Quando você adicionar a chia na sua alimentação você não sente tanta fome e isso acaba sendo seu grande aliado no emagrecimento.
“Uma alimentação saudável é a base de todo bem estar”.
Quando chegamos a certa idade na vida começamos a pensar mais sobre nossa alimentação. No decorrer desse tempo e com o ganho de peso por problemas hormonais comecei a conciliar minha alimentação saudável com exercícios físicos, para melhorar minha qualidade de vida, mas com alguns experimentos com alimentos, percebi que meu corpo não reagiu bem com carboidratos e adicionei mais proteínas e fibras na minha alimentação.

Por exemplo: Na minha rotina diária de uma alimentação saudável, todas as manhãs eu tinha oatmilk com chia, iorguete grego, farinha de castanha, cramberry, morango, banana ou diferentes frutas para não ficar enjoativo.

Pensava que se minha alimentação é saudável e com exercícios físicos começaria a ter alguns resultados com perda de peso. Então, passaram-se meses e tirei minhas medidas e me pesei na balança e estava com as mesmas medidas 87 kg, não tinha mudado desde o momento que comecei a frequentar a academia e minhas rotinas de treinos são bem intensas. Então qual era o problema?

Quando não vi resultados me senti frutada, com ataques de ansiedades, me pergutava: Why am I not seeing results? Então comecei a fazer experimentos com a comida, que categoria de alimentos estavam me afetando e percebi que meu corpo não estava correspondendo bem com carboidratos sendo eles bom ou não, meu corpo não estava reagindo bem, então cortei carboidratos, e apenas comecei a consumir 20g de açúcar por dia.
Comecei a adicionar na minha alimentação alimentos ricos em proteínas e fibras. Acabei colocando as sementes da chia em um pedestal como se essas sementes fossem prioridades na minha alimentação, passei apenas consumir 2 colheres que é 28 ou 30gramas por dia, deixei de fazer oatmilk a apenas preparar pudim de chia.
Passaram-se alguns meses dessa mudança com alguns alimentos, e comecei a ter ótimos resultados, depois de 3 anos sem usar uma (calça) jeans, perdi alguns pesos e começou a servir novamente meus jeans..

”No action, no change”.
Comecei a acreditar que devemos ter coragem de enfrentar o novo ou os novos desafios na vida seja qual for o desafio. Mesmo sabendo que o novo é desafiador. Afinal, trata-se do desconhecido, de ações que não sabemos qual será o resultado.
Quando desafiamos o desconhecido nos possibilitamos em ir muito além, pois os nossos acertos eles são resultados dos nossos erros. Então permita-se a errar, a tentar outras formas em gerar novos resultados em sua vida.
”Não alcançaremos resultados diferentes se não mudarmos nossas atitudes. Resultado é consequência de algo que fazemos esperando uma resposta. Para alcançar um resultado diferente, devemos mudar nossas ações.”